Artigos

Indoor Cycling

Votos de utilizador:  / 8
FracoBom 

 

bici

As actividades de academia surgem, essencialmente devido a dois grandes factores: a procura de um estilo de vida saudável e a determinação, por parte de atletas de várias modalidades, em melhorar a sua performance. Neste sentido, o Indoor Cycling encontrou as suas origens na necessidade de alguns atletas treinarem independente das condições climatéricas.

O pioneiro deste tipo de treino foi Johnny Goldberg (Jhonny G., que no intuito de se preparar para a famosa prova “Race Across América” (prova ciclista que atravessa a América), desenvolveu uma bicicleta estacionária com uma ergonomia próxima da realidade da prova. A partir daí, com a curiosidade de alguns e ajuda comercial de um grande fabricante, surge em 1987 a primeira modalidade estruturada de Indoor Cycling.

O programa foi desenvolvido com o objectivo de criar algo de novo, um exercício de baixo impacto mas com elevada eficiência. Johnny G. procurou incentivar as pessoas que não tinham qualquer relação com o ciclismo à prática desta sua nova modalidade.

À medida que o programa de Johnny G. foi evoluindo, surgiram novos programas e vários modelos de bicicletas.

OBJECTIVOS E ESTRUTURA DA ACTIVIDADE

O Indoor Cycling baseia-se no simples movimento de pedalar e os seus programas apoiaram-se nos já existentes para o ciclismo.

É uma actividade praticada em grupo ao som de músicas cativantes. Realizasse integralmente sobre uma bicicleta estacionária desenhada para o efeito. A bicicleta permite realizar um conjunto de ajustes, nomeadamente, a altura do selim, a altura do guiador e a distância entre o guiador e o selim.

Os exercícios realizados simulam dois tipos de terreno (plano e montanha). Ao pedalar em terreno plano, é aplicada pouca resistência ou resistência moderada. As subidas são simuladas com resistência mais elevada. Em cada tipo de terreno simulado exisgrupotem duas posições básicas (sentado e em pé). 

Estes tipos de terrenos e as respectivas posições são combinados para criar várias técnicas, simulando as situações reais do ciclismo.

De acordo com os programas / aulas, encontramos diversos objectivos:

                        o aumento da força muscular,

                        o aumento da condição física e da performance,

                        uma equilibrada e atraente aparência física e saúde mental.

Em resumo, esta saga começou há alguns anos, para muitos de nós a possibilidade de trabalhar com o ciclismo “indoor”, mudou as nossas vidas, criou amizades e deu-nos uma tremenda alegria e experiências fantásticas em todo o mundo.

Vem pedalar connosco!



 

newsletter.gif
LOGIN BVE

LOGIN BOMBEIROS DE ESMORIZ

Utilizador
Palavra-passe
Memorizar