Fanfarra

Votos de utilizador:  / 12
FracoBom 

fanf 1A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz oficialmente fundada no dia 20 de Março de 1969 e com primeira actuação a 5 de Maio de 1969, nos 38 anos de existência da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz

Manuel Francisco de Jesus Gomes (Xico Rato), Salviano Oliveira Soares, Florindo Pinto e Arnaldo Ferreira Pinto foram os fundadores.

Ao longo da sua existência, passaram por esta associação três comandantes, António Pinto de Sá, Manuel Gomes Oliveira e Jacinto Manuel Gomes Oliveira; e quatro presidentes, Tito Lívio França, António Pinto de Sá, Mário Oliveira e Carlos Pereira.

Os primeiros instrumentos tocados por esta fanfarra foram, quatro caixas e quatro clarins, adquiridos com o bolo de um espectáculo do Grupo de Teatro dos B.V. de Esmoriz, tendo tido a sua primeira actuação externa em 1970 na cidade de Avintes.

fanDurante todos estes anos, a fanfarra de Esmoriz teve várias participações e actuações, entre elas em congressos, festas religiosas, recepções ao Presidente da República, Primeiro Ministro e outras entidades oficiais, Instruções, desfiles, homenagens e actuações carnavalescas.

Na década de 70 fez-se representar nos Congressos de Aveiro, Viseu , Viana do Castelo e Lisboa, onde, neste último faz um imprevisto desfile entre a Praça da Figueira e o Marquês com grande admiração e aplausos da população local. Esteve ainda presente em 1973 na recepção ao Prof. Marcelo Caetano.

Na década de 80 começou por participar na festa dos 100 anos do então homem mais velho de Esmoriz, Paulo Fernandes de Sá; marca presença na recepção a vários detentores de cargos políticos que visitaram Esmoriz; o mesmo acontecendo nas visitas efectuadas pelo então Bispo do Porto, D. Júlio Tavares Rebimbas; participa pela primeira vez e a partir daí em manifestações ligadas ao Carnaval de Ovar e ainda a fechar a década de 80 a inauguração da estátua ao Tanoeiro. E ainda na década de 80, mais precisamente em 1989 que deixa de existir a vertente feminina da fanfarra e esta passar a ser exclusivamente masculina.

Nos anos 90 a inauguração da estátua ao Cordoeiro em Cortegaça e a Geminação entre Esmoriz e Draveil são momentos marcantes, tal como as recepções ao Marechal António Spínola e ao então primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva desta feita para a inauguração da Ponte desnivelada na Avenida dos Correios. É ainda durante os anos 90, mais precisamente em 1995 que a Fanfarra volta a sair para França no âmbito da geminação Esmoriz/Draveil e que a 2 de Julho organiza o seu primeiro Festival de Fanfarras. Em 1996 recebe novo primeiro-ministro, António Guterres e nesse mesmo ano homenageia o Instrutor Arnaldo Ferreira Pinto pelos seus 28 anos de serviço e tendo em conta que problemas de saúde o começaram a debilitar. A década não termina sem a aquisição de novos instrumentos e a realização do segundo festival de fanfarras.fanfarra

Na entrada do novo milénio receberam com pompa e circunstância políticos como Ferro Rodrigues e Maria de Belém Roseira, mas também o Bispo Ximenes Belo e participaram em Aveiro no Dia Nacional do Bombeiro. Em 2006, esteve activamente envolvida nas comemorações dos 75 Anos da Associação Humanitária dos Bombeiros de Esmoriz e organizou o seu 3.º Desfile de Fanfarras, o primeiro de cariz nocturno, depois de ter gostado da experiência de ter participado em 2003 num evento semelhante na Nazaré.

Na viragem para a segunda década do milénio e considerando os 80 anos da Associação assinalados em 2011 volta a envolver-se na organização de mais um Desfile de Fanfarras, o segundo nocturno que atraiu alguns milhares de pessoas à Av. da Praia em Esmoriz.

Mantendo sempre o acompanhamento a cerimónias protocolares, festas religiosas e populares dentro e fora de portas a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz continua a primar pela atracção que provoca em muitos jovens, dando-lhes formação cívica e musical e integrando-os no espírito de Bombeiro que se vive na Corporação Esmorizense, procurando apresentar-se também como uma secção que capta jovens para futura integração nas escolas de Bombeiros.

newsletter.gif
LOGIN BVE

LOGIN BOMBEIROS DE ESMORIZ

Utilizador
Palavra-passe
Memorizar