História

Votos de utilizador:  / 5
FracoBom 

logotipo bv_esmorizOficialmente fundada a 26 de Abril de 1931 a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz “herdeira” da extinta Secção de Bombeiros de Esmoriz e com base no querer das suas gentes representadas por 24 Esmorizenses reunidos na Sede do Grupo Familiar e Recreativo começa a trilhar a sua história de oito décadas.

Os tempos iniciais de muitas dificuldades mas de uma vontade férrea de ajudar o próximo, leva a que mesmo sem meios um punhado de homens procure com os poucos equipamentos disponíveis fazer face, sobretudo aos incêndios em casas e fábricas que ao tempo eram muito comuns tendo em conta a utilização do fogo em estruturas nada preparadas para o conter.foto1

Primeiro com a famosa “Picota”, depois com o primeiro pronto-socorro motorizado, entretanto com o lançamento da 1.ª pedra do 1.º quartel oficial dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, na Rua dos Castanheiros a Associação Humanitária ia crescendo em estruturas, em equipamentos e em homens dispostos a servir a comunidade.

Uma comunidade que desde cedo partilhou dos objectivos e foi parte importante para se alcançarem muitos dos resultados operacionais e sobretudo patrimoniais da Associação.

Os 25, os 50 e os 75 Anos, a par com os actuais 80 que se comemoram neste 2011 são datas referência na vida da Instituição. Mas não se podem esquecer datas como a de 8 de Dezembro de 1934 do lançamento da 1.ª pedra do quartel dos Castanheiros e da inauguração do mesmo em 26 de Maio de 1940; a conclusão total do mesmo em Abril de 1981 aquando da comemoração das Bodas de Ouro.

Crescia-se nas estruturas mas também nos equipamentos móveis e de combate a incêndio ou de socorro. Passara o tempo da Picota, do “Hot Kiss”, das primeiras moto-bombas, e era preciso dar condições de parqueamento e manutenção a viaturas de grande porte como o pesado Volvo, a primeira Grua, os novos e mais modernos veículos de emergência.

PSPor isso, a partir de 1984 começa-se a pensar seriamente num projecto ou para ampliação do quartel então existente ou, como veio a acontecer a construção do novo e actual quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz na Av. Dos Correios.

O edifício que foi inaugurado a 31 de Outubro de 1993 é ainda hoje um moderno e prático edifício no qual se têm feito as necessárias adaptações para melhorar ano a ano a utilização e rentabilização do mesmo.

A este complexo juntaram-se há cerca de 5 anos mais dois edifícios: o do Complexo da Piscina e Ginásio, inaugurado em 2008 e o da Clinica  inaugurado a 1 de Maio deste ano 2011.

Mas é na massa humana que sempre rodeou esta Associação que reside uma das suas maiores riquezas: os homens que ao longo da história deram o seu contributo para o engrandecimento da instituição – os dirigentes de todos os tempos e todos os que passaram até hoje pelo Corpo Activo e Fanfarra.

Na actualidade o Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz é constituído por 95 homens que actuam diariamente na área da emergência médica e saúde, no combate a incêndios, na protecção civil em geral e no apoio a populações.

A comunidade que é servida pela Associação foi-se alargando ao longo das décadas, não porque as fronteiras mudassem de lugar mas porque a eficiência do Corpo Activo, a oferta de serviços em geral foi aproximando ainda mais os Bombeiros, os cidadãos comuns, os empresários, os organismos oficiais.

Não regateando esforços, nem trabalho a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de EsmorizLogo6 tem pautado a sua orientação e gestão pelos valores do rigor e da sustentabilidade, arriscando tanto quanto necessário para superar em cada ano as dificuldades e alcançar os objectivos previamente estabelecidos.

A comemorar 80 anos de vida a palavra Missão faz sentido todos os dias porque há sempre alguém a precisar de ajuda, há sempre algo mais a construir e a melhorar.

 A insatisfação e o desejo de chegar mais além é motor que move vontades, que congrega esforços, que permite que se obtenham resultados alicerçados no querer e no trabalho de uma vasta equipa: desde os Órgãos Sociais aos Sócios e Amigos passando pelo Comando, Corpo Activo, Fanfarra e Colaboradores.

«Não Somos Melhores; Somos Diferentes» é frase que retrata uma maneira de ser e estar na vida associativa e no seio dos Homens da Paz por parte dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.

newsletter.gif
LOGIN BVE

LOGIN BOMBEIROS DE ESMORIZ

Utilizador
Palavra-passe
Memorizar