Natação Bébes

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O processo de adaptação ao meio aquático deverá ocorrer o mais cedo possível naPICT1991 vida de uma criança, de preferência em bebé. Esse processo é realizado através das aulas designadas de Natação para Bebés.

A natação, enquanto actividade física sistematizada, contribui muito para a educação da criança, tornando-a mais participativa e independente, favorecendo também a tomada de consciência do bebé em relação a si, ao meio, ao grupo e à sociedade. Esta actividade proporciona melhorias ao nível motor, tornando os bebés mais activos e desta forma melhorando ainda o seu domínio cognitivo.As aulas têm como objectivo principal desenvolver o carácter lúdico – educativo e a aprendizagem do bem-estar, enquanto estimula e favorece a relação do bebé com o meio aquático como sendo: aceitar a água nos olhos, no nariz e na boca, bloquear a respiração e colocar-se na posição vertical e horizontal.

A prática de natação para bebés tem vindo a aumentar, sendo cada vez mais notória a procura por parte dos pais de um local onde decorram este tipo de actividade.

CONTEUDOS ABORDADOS

As primeiras aulas terão como objectivo adaptar o bebé a todo o envolvimento das aulas. Só, numa fase à posteriori, será trabalhado a familiarização do bebé com o meio que o rodeia e com as pessoas que participam na aula, assim será possível a abordagem efectiva dos conteúdos.

Ao longo das aulas os conteúdos vão surgindo inter-relacionadas:

  • Flutuações
  • Deslocamentos
  • Imersões
  • Passagens
  • Saltos

 POPULAÇÃO

Como o próprio nomImage00014e indica, as aulas de natação para bebés, destinam-se a todos os bebés, desde os 6 aos 36 meses de idade, sem qualquer restrição, isto, claro, se o médico Pediatra da criança assegurar que a mesma está apta para participar nestas aulas.

Estas aulas apresentam uma particularidade, uma vez que o bebé estará permanentemente acompanhado dentro de água, por um dos progenitores, pai ou mãe. A presença de um dos progenitores funciona como um elemento de segurança, já que dificilmente o professor conseguiria controlar o comportamento de inúmeras crianças, num ambiente tão propício a acidentes. Além disso, o progenitor funcionará como agente intermediário que possibilitará a aproximação do professor com o bebé, por não existir ninguém melhor que os progenitores para conhecer ou interpretar as reacções, os comportamentos, as mensagens não verbais, emitidas pelas crianças

Desta forma, os bebés têm condições de aprender com segurança, confiança, transformando o medo do desconhecido num ambiente alegre e prazeroso.

AULAS

As aulas de natação para este público deverão ter uma frequência, se possível, duas aulas por semana e uma duração que varia entre 30 e 45 minutos, pelo facto de o sistema termo – regulador do bebé ainda não se encontrar tão desenvolvido e também, pela sua capacidade de atenção ser menor, tornando cansativas actividades com grande tempo de duração.

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