Hidroginástica

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INTRODUÇÃO

Praticar actividade física trás grandes benefícios ao organismo. A prática de exercício fomenta a boa saúde, estimula 018 014a alegria e beneficia a nível social, uma vez que permite o convívio com várias pessoas incentivando a novas amizades. A actividade física é recomendada a pessoas de todas as faixas etárias e maioritariamente aqueles que levam uma vida sedentária ou entraram na 3ª idade.

Por sua vez as actividades realizadas em meio aquático geram potencialidade orgânica e física. Uma componente desse grupo de actividades é a Hidroginástica, que cada vez mais ganha adeptos por todo o mundo. Os exercícios são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, fáceis e seguros, para além de possibilitar a redução no esforço articular. Sendo a hidroginástica uma actividade praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares.

Um benefício bastante agradável da hidroginástica é a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência. Isso garante um efeito suavizante sobre a musculatura, ajudando a aumentar a circulação periférica de sangue e aliviando as tensões

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA HIDROGINÁSTICA

DSCN0339A hidroginástica possui um basto conjunto de benefícios, contudo, o seu maior objectivo é o fortalecimento cardiovascular e muscular, acabando por trabalhar também a flexibilidade a coordenação dos movimentos e o bem-estar psíquico. Por outro lado, permite uma melhoria em todas as componentes do condicionamento físico, tal como, na componente aeróbico (melhorando a capacidade cardiovascular e pulmonar), componente de força muscular, componente de resistência muscular, componente de flexibilidade e componente de composição corporal.

A prática de exercício dentro de água leva a uma sensação de leveza, tornando-se mais relaxante facilitando os movimentos. Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão. Dentro da água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que reduz de maneira importante à tensão nas articulações. Com isso, os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do praticante e possibilitando a prática de actividade por um período de tempo maior. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-actividades praticamente não ocorrem. O gasto calórico médio de uma aula é de 260 a 400 Kcal/hora.

POPULAÇÃO

DSCN0322A hidroginástica é uma modalidade destinada a homens, mulheres, jovens e idosos com idade igual e/ou superior a 16 anos e sem limite de idade. Pode ser realizada por indivíduos com pouco ou nenhum condicionamento físico, com o objectivo de melhorar ou recuperar a sua condição física, mas também, por indivíduos ocupados com pouco tempo para praticar exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão em recuperação de alguma lesão, magros, gordos, pessoas com alguma deficiência e aqueles que querem uma outra opção para os programas normais de exercício.

Contudo, antes de iniciar um programa de treinamento em hidroginástica é recomendável que se procure 018 023um médico para que ele possa realizar uma avaliação global, detectando determinados problemas que possam contra-indicar o exercício ou modificar o programa de actividades.

AULAS

As aulas de hidroginástica têm a duração de 45 minutos e devem ter a frequência de 2 a 3 vezes por semana, podendo ser aumentada para 4 a 5 vezes. Estas aulas têm a particularidade de serem dadas com acompanhamento musical, tornando a aula mais divertida, com momentos de grande intensidade física e momentos relaxantes, tendo sempre a preocupação da boa disposição e do bom clima na aula. 

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